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  • Kamila Fernandes

Autora cearense abre financiamento coletivo para publicar obra sobre personagens de naufrágio em rio


No dia 23 de junho, uma campanha de financiamento coletivo foi aberta na plataforma on-line Catarse para que o livro seja publicado.

Em “Perpétua”, livro-reportagem produzido inicialmente como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maggie Paiva* retrata os caminhos e acontecimentos que levaram ao fatídico naufrágio do Jolú, embarcação que desapareceu sob as águas do Rio Amazonas, no Pará, em abril de 1984.

Valendo-se do gênero de romance de não-ficção, a autora apresenta a história da perspectiva de uma singular personagem: Perpétua, cearense de Quixadá, mulher forte e determinada, marcada por suas andanças pelo Brasil em busca de uma vida melhor para si e para sua família. Lado a lado com Perpétua, estão personagens igualmente marcantes e complexos, como o incansável Gedeão, o pequeno Daía, ou a curiosa Deane. É sob essa multiplicidade de olhares que Maggie Paiva costura fatos e memórias para reconstruir e tentar compreender as causas de uma tragédia desconhecida por muitos, e como tal fato repercutiu nas vidas daqueles que foram afetados direta ou indiretamente por ela.

Para produzir essa obra, a jornalista viajou de Fortaleza ao Pará, onde refez o trajeto do Jolú, porém no sentido inverso, indo de Belém a Santarém. Além disso, ao longo de um mês, visitando, sozinha, os múltiplos cenários que compõem essa história, foi capaz de resgatar alguns fragmentos do passado e trazê-los à tona em uma narrativa objetiva e envolvente.

Para que possa publicar uma tiragem inicial de 300 exemplares da história de Perpétua, a autora lança mão de uma tendência cada vez mais disseminada atualmente: o financiamento coletivo, uma forma de arrecadar doações de um público vasto para realização de projetos que não têm outra forma de obter recursos para serem realizados. Quem contribuir com o financiamento de “Perpétua” na plataforma Catarse poderá receber vários tipos de recompensas. De acordo com o valor da doação, é possível ter o nome registrado nos agradecimentos do livro, ganhar um marcador personalizado autografado, cartões-postais estampados com imagens clicadas pela autora em sua viagem pelo Norte, ou até mesmo um exemplar do livro.

A campanha “Perpétua - Ajude a publicar essa história” teve início em 23 de junho deste ano, com a perspectiva de realizar o lançamento da obra em dezembro. Mas, para isso, é necessário que os R$ 9.000 necessários para edição, impressão e divulgação da obra sejam arrecadados até outubro.

Prêmios E “Perpétua” já demonstrou a força de sua trama e composição. Na 18ª edição da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação ( Expocom), etapa Nordeste, o livro reportagem ganhou o primeiro lugar em sua categoria. O evento, que ocorreu entre os dias 29 de junho e 1º de julho, na cidade de Fortaleza, premiou as melhores produções concorrentes do meio acadêmico. Agora a produção literária segue competindo em categoria nacional.

Para contribuir para a publicação de Perpétua, basta acessar o endereço da campanha no Catarse: https://www.catarse.me/perpetua_ajude_a_publicar_essa_historia_d72f .

*A autora é parceira da Lírou Assessoria e Comunicação, primeira agência cearense de assessoria para escritores nacionais.

Texto: Release enviado pela autora.


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