Curso de Jornalismo da UFC comemora 50 anos com homenagens e mesas-redondas

No próximo dia 12 de novembro, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará completará seu 50º aniversário. Para comemorar cinco décadas de existência, durante os dias 10 a 12 de novembro, uma programação especial de homenagens e palestras será realizada no Auditório Castelo Branco, da Reitoria, e no auditório da Adufc (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará).

Na ocasião, serão recebidos convidados para discutir as mudanças estruturais no jornalismo e os impactos dessas transformações nos profissionais da área, além de lançar olhares sobre a memória do curso e momentos históricos do jornalismo nacional. Como forma de prestar contas à sociedade cearense e de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no curso, também será apresentado um panorama das contribuições técnicas e científicas de alunos e professores do

Jornalismo na UFC ao longo dessas cinco décadas.

Memorial

O Jornalismo não seria o mesmo sem suas histórias de vida. E para celebrá-las, professores e servidores que tiveram uma importância intelectual e afetiva para o curso receberão homenagens e serão perfilados a partir de seus próprios depoimentos e da memória de alunos e ex-alunos. Um dos indicativos desse olhar respeitoso e interessado às raízes do Jornalismo na UFC é a presença da professora Adísia Sá, fundadora do curso, que fala aos participantes no dia 12 de novembro.

Criado no ano de 1965, com a contribuição da citada jornalista e de Antônio Carlos Campos de Oliveira, então presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), o curso de Jornalismo da UFC nasce após a grande procura recebida pelo curso livre promovido pela associação. Em 65, Antônio Martins Filho, então reitor da Universidade, convida Adísia a visitar outras universidades e faculdades do País com o objetivo de adquirir experiência para a formação da primeira matriz curricular.

Desde então, o curso passou por mudanças estruturais e curriculares que refletiram as transformações de seu tempo e tem formado profissionais atuantes em diversas áreas da Comunicação.

Convidados

A abertura das festividades, no dia 10 de novembro, contará com a participação do corpo técnico e docente do curso e com a presença da presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará, Samira de Castro e do professor da Universidade de Brasília, Fábio Pereira, que na ocasião fala sobre “As mudanças estruturais do jornalismo e os impactos nas carreiras profissionais”.

Entre os nomes confirmados para as demais atividades estão: Adelaide Gonçalves (Professora do curso de História - UFC); Nilton Almeida (Jornalista e doutorando em História); Inácio Aguiar (Jornalista e secretário de redação do jornal Diário do Nordeste); Ana Nadaff (diretora-executiva da redação do jornal O Povo); Mauro Costa (sócio da AD2M Comunicação, empresa de assessoria de comunicação); e o professor Dr. Rogério Christofoletti, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, que encerra os trabalhos com a conferência “ ​Ética, Tecnologia e Novos Modos de Fazer Jornalismo”.