jornalismo na internet

A disciplina de Jornalismo na Internet é lecionada no 5o semestre, atualmente, pela professora Dahiana Araújo. Como trabalho prático final, os alunos produzem sites com produções jornalísticas multimídia autorais de diversidade temática.

Projeções é uma reportagem especial sobre a história, o funcionamento e as relações do espaço do Cineteatro São Luiz com a cidade. Convidamos você a vir com a gente redescobrir esse ícone cultural do estado do Ceará.

PROJEÇÕES

O especial Além do Papelão é sobre pessoas em situação de rua. É sobre ter coragem, sobre ter fé. Venha conosco, no passo de quem vive em praças e em incertezas. Na trilha de quem ama e, acima de tudo, ainda tem esperança. 

ALÉM DO

PAPELÃO

No Especial Fases, a(o) leitora(o) poderá transitar pelos mistérios da menarca, bem como pelos impactos sociais de “virar uma mocinha”. Conhecerá complicações da maturidade sexual, silenciadas pelo engravidar ou não engravidar. Depois entenderá como conviver com a chegada da menopausa, após anos de adaptação ao sangue mensal.

    fases

Como o lugar-comum sobre a feminilidade afetou o diagnóstico e afeta a vida de uma mulher autista? Como pessoas de baixa renda podem ter atendimento quando o SUS encerra o convênio com uma entidade que atendia quase 500 famílias? Como pessoas autistas podem praticar esportes e ter momentos de lazer, sem serem isoladas em casa ou em instituições? Quais são os passos a serem tomados após o diagnóstico? Para responder estas e outras perguntas o especial Autismos Invisíveis coloca em discussão pontos importantes, mas que não são abordados com frequência quando se debate o tema do autismo.

autismos

invisíveis

Serviluz que Permanece mostra as contradições envolvidas no Projeto Aldeia da Praia, da Prefeitura de Fortaleza, e apresenta como as pessoas lutam pelo reconhecimento do direito de continuar fazendo parte da região, que é protegida pela lei. O Especial traz, ainda, o afeto que existe não somente pela rua, mas pelo mar e pelas pessoas que fazem do Serviluz bairro de acolhida e de mobilização. Serviluz que manifesta seu desejo de não apenas permanecer mas sim de viver dignamente.

serviluz que permanece

O especial Caminhando entre Patas tem como temática central os direitos dos animais. Foram retratados diferentes eixos que se articulam entre si (ou não) para apoiar essa causa. Abandonar, maltratar, envenenar, (sobre)viver em ambientes minúsculos, mantê-los presos em correntes e/ou sem higienização adequada, são exemplos de atrocidades que ocorrem com animais domésticos a todo momento. Contudo, existe uma rede do bem que busca desenvolver projetos e leis que visam amenizar tais situações.

caminhando

entre patas

© 2017 Curso de Jornalismo da UFC. Criado com Wix.com

 

+55 85 3366.7710   |   coordenacaojornalismo@ufc.br

Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza - Ceará CEP 60020-180 

  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round