Solenidade de comemoração dos 50 anos - 12/11 - 16 horas
Adísia Sá
 

Professora e fundadora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Trabalhou nos jornais O Povo, Gazeta de Notícias, O Estado e O Dia. É escritora com mais de 10 livros publicados.

Rafael Costa
 

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Curso de Jornalismo da UFC. Foi repórter do Diário do Nordeste, editor na TV Assembleia e produtor na TV O Povo. Foi professor do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará e da Faculdade 7 de Setembro.

Ana Naddaf
 

Formada em Jornalismo pela Universidade de São Judas Tadeu, ocupa atualmente o cargo de diretora-executiva do Jornal O Povo, onde trabalha desde 2011. Fez pós-graduação em Estudos da Cultura Visual na Universidad de Barcelona e, nos EUA, se especializou em Publishing, pela New York University. É também autora do livro Terra Feita de Gente.

Conversa sobre expectativas e realidades do Curso de Jornalismo - 12/11  - 14 horas
Dilson Alexandre
 

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro. Foi repórter do Jornal O Povo e editor na TV O Povo.  

Mauro Costa
 

Sócio-fundador e Diretor de Comunicação Institucional da AD2M Engenharia de Comunicação desde 1996, onde atua na área de consultoria e assessoria. Além disso, é também sócio-fundador da agência Loa Publicidade. Graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. 

Naiana Rodrigues
Mediadora
 

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Comunicação pela UFC. Professora efetiva do Curso de Jornalismo da UFC. Foi repórter do jornal Diário do Nordeste, e produtora na TV Diário. Foi professora do Curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro e das Faculdades Nordeste.

Convidados

Conferencistas
Fábio Pereira
"As mudanças estruturais do jornalismo e os impactos nas carreiras profissionais"
Conferência de abertura - 10/11 - 18 horas

 

Jornalista, escritor e professor, atualmente docente da Universidade de Brasília. Recebeu por esta mesma instituição o título de Mestre (em 2003) e Doutor (em 2008) – tendo seu estágio de doutoramento realizado entre 2005 e 2006 pela Université de Rennes 1 na França – ambos na área da Comunicação.

Rogério Christofoletti
"Ética, tecnologia e novos modos de fazer jornalismo"
Conferência de encerramento - 12/11 - 18 horas

 

Além de jornalista, é professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2009. É Mestre em Linguística pela UFSC e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Já atuou nas mais diversas áreas, tendo sido vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2002-2004) e coordenador da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi, 2005-2009). 

Convidados de mesas redondas
Adelaide Gonçalves
 

Desde 1988 atua como professora do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, tendo experiência nas áreas de Teoria da História, História do Brasil e História de Portugal. É Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutora pelo Instituto de História e Teoria das Idéias, da Universidade de Coimbra. Em 2012 lançou o projeto Plebeu Gabinete de Leitura, onde transformou seu acervo pessoal em uma biblioteca.

Conversa sobre os últimos 50 anos no jornalismo - 11/11  - 16 horas
Samira de Castro
 

Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e 2ª Tesoureira da FENAJ, é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Já atuou como repórter e subeditora no jornal Diário do Nordeste, onde hoje ocupa o cargo de Redatora da Editoria de Reportagem. Ganhadora de diversos prêmios, figura, de acordo com a edição de 2011 do portal Jornalistas & Cia, como uma das 200 jornalistas mais premiadas do Brasil.

Mesa de saudações do evento - 10/11  - 18 horas
Inácio Aguiar
 

Secretário de Redação do jornal Diário do Nordeste. Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). 

Nilton Almeida
 

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI).  

Mayara de Araújo
Mediadora
 

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Docência do Ensino Superior. Atualmente é professora substituta do curso de Jornalismo da UFC (linha de Práticas Jornalísticas). Foi repórter e editora de Cultura do Diário do Nordeste.

© 2017 Curso de Jornalismo da UFC. Criado com Wix.com

 

+55 85 3366.7710   |   coordenacaojornalismo@ufc.br

Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza - Ceará CEP 60020-180 

  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round